Primeiramente, tudo que estudamos, quando tange o bodybuilding, devemos pensar na química. Sim, aquela química que você aprendeu lá no Ensino Médio, ou até, em raros casos, na graduação.

Devemos pensar em compostos, e quando pensamos na cafeína, devemos pensar num Alcalóide (C8 H10 N4 O2) que é uma DROGA, que, devido a suas funções químicas, é altamente solúvel em água e age no sistema nervoso central (S.N.C).

Deixando de lado a parte nerd do assunto, vamos à prática: a cafeína, devido ao seu estímulo no S.N.C, provoca melhoras na concentração, estado de alerta, além de provocar uma alteração metabólica em seu corpo (+). Mas também, em alguns casos, traz malefícios.

Não pense, nem por um segundo, que a cafeína só vem do café! Uma xícara de café chega a ter (depende da concentração) 100 mg de cafeína, mas um copo de refrigerante, por exemplo, tem 40mg, e, dadas as proporções, você consome muito mais cafeína proveniente de um refrigerante do que de um café, por tomar mais refrigerante do que café. Além de a maioria dos Pré-treinos conterem, em suas composições, doses de 200 à 500 mg por scoop.

Benefícios: a cafeína retarda a fadiga, te deixa, como já dito, em estado de alerta, além de, numa dieta restrita (para perda de peso), a cafeína ajuda na manutenção do glicogênio, forçando o corpo a usar gorduras como fonte de energia (nada milagroso, claro).

Malefícios: em casos extremos, aproximadamente 10 gramas de cafeína podem MATAR a pessoa (lembrando que é bem difícil consumir essa quantidade, pois 10 g de cafeína NÃO SÃO 10 g de pó de café!), além de, em doses altas, pode induzir a insônia, a irritabilidade, e a dependência (sim, vicia! Ela age no mesmo local de drogas como heroína e cocaína).

A cafeína faz com que a pessoa se sinta bem, mas em doses muito altas, pode liberar a produção de cortisol, um hormônio altamente catabólico (mas é bem difícil).

E eu, como um amante de café, tomo de 1 à 2 litros por dia. Ela me ajuda bastante a não dormir durante a tarde, para poder fazer tudo o que eu tenho que fazer, treinar, estudar e até produzir conteúdo para vocês aqui! Eu sei que o gosto é estranho para muitos paladares, e, apesar de eu gostar dele, existem comprimidos que não tem gosto de café e podem suprir sua necessidade sem maiores problemas.

Cuidado com a cafeína quando chega a noite. Algumas pessoas tem resistência à essa substância e não sentem tanto seus efeitos, mas, algumas, se tomarem café por volta das 19:30-20:00, ficam acordados, com uma puta insônia e não conseguem dormir direito, prejudicando a produção de GH durante ele.

Como sempre digo, usem TUDO nessa vida com consciência e sabedoria. Treine com sua cabeça no lugar, antes de tudo! Nunca faça nada por impulso, e NÃO VAI COLOCAR AÇÚCAR NA PORRA DO CAFÉ HEIN! Confia no tio aqui que tudo vai dar certo.

[Bigos]
(Todos os textos do site Old School Maromba São ORIGINAIS)

Link do post no Facebook: http://goo.gl/yhjVmg

Facebooktwitteryoutubeinstagram

COMENTE AQUI