Muita gente tem absoluto pavor quando ouve o termo “gordura”, mas é bom ter em mente que as gorduras são ESSENCIAIS para o corpo, principalmente para quem pratica musculação com alta intensidade.

Na falta de carboidratos (como muitos de vocês tem a mania de zerar o carbo, que eu não aconselho fora de pré contests), a gordura age como a fonte de sua energia, a gordura que você consome! Mas o cuidado vem com a qualidade dessas gorduras, vamos lá.

1) Gordura Insaturada: origem vegetal, como no azeite, amendoim e etc. Ela DEVE ser adicionada à dieta (com a proporção feita por um nutricionista ou por você mesmo, no cálculo dos seus macronutrientes). Ela ajuda a diminuir o colesterol ruim, o triglicédes e a pressão arterial.

2) Gordura Saturada: origem animal, ela é a gordura da carne, por exemplo, aquele “lado” do bife, além de ser encontrado em derivados, como manteiga, iogurte e etc. Por ser sólida em temperatura ambiente, ela se deposita nas artérias, aumentando o colesterol ruim, e diminui o bom. Não é muito inteligente adicionar numa dieta.

3) Gordura Trans: a pior de todas. Ela é o resultado de um processo químico que se chama “hidrogenação”, que a transforma em ácido graxo trans. Ela é encontrada nas “besteiras”, como salgadinhos, biscoitos, sorvetes e etc. Reduz o colesterol bom e aumenta o ruim. Não deve ser adicionado, de forma alguma na dieta balanceada.

Quando eu digo que É PRA CONSUMIR GORDURA na dieta, muitas das pessoas que fazem dieta comigo ficam apavoradas e algumas até desistem. Por que?

A sociedade está tão acostumada em ouvir médicos e nutricionistas dizendo “não consuma gorduras em excesso, vai fazer mal, você vai engordar!”, que ficou condicionado em suas cabeças que todo tipo de gordura não acrescenta em nada no seu organismo.

É claro que eu não falo pra ninguém comer salgadinhos e chips por ter que adicionar gorduras em suas dietas, eu digo para comerem, ou azeite, ou amendoim, ou castanhas e etc., gorduras boas! Tenham em mente que a quantidade de carboidratos é inversamente proporcional a quantidade de gorduras em uma dieta, ou seja, quando menos carbo, mas gorduras, e assim se aplica ao inverso também.

Seja inteligente, não confie na maioria das coisas que você vê pela internet, existe muita informação falsa de quem só quer fama! E como vocês sabem, aqui na OSM, o que eu menos me importo é com “quantidade de likes”, eu me importo em passar um conteúdo de qualidade e diferenciado para quem tá junto com a gente. Por isso, confia no tio que tudo vai dar certo!

[Bigos]
(Todos os textos do site Old School Maromba são ORIGINAIS)

Link do post no Facebook: http://migre.me/n1sXX

Facebooktwitteryoutubeinstagram

COMENTE AQUI