Bom, vocês já devem ter notado nas redes sociais, nos seus amigos e principalmente nas academias as pessoas que estão desesperadas para ficarem fortes/magras para o verão, ou seja, para ostentarem seu shape pelas praias e clubes por aí no final do ano, certo?

Bom, como vocês devem ter percebido no título, vou explicar o por quê do “projeto verão” geralmente nunca dar certo, e mesmo se der, nunca ser duradouro, em 3 tópicos:

PV VS PV

1) Consistência: um dos principais erros na musculação é a falta de consistência, ou seja,  por exemplo, a pessoa vai viajar no inicio de dezembro e começa a “dieta” em outubro. Ou seja, ela tem dois meses para “se preparar”. Em outubro ela perde 18 KGs, porque ela esta super animada com o “projeto verão”, mas faz tudo errado: não come quase nada, fica com fome o dia inteiro, por longos períodos e tempo e etc.; em novembro, essa pessoa não vai conseguir continuar no mesmo ritmo de outubro (se não ela morre!), e ela sede um pouco mais na dieta. Como sua perda de peso não foi consistente, ela não vai conseguir manter seu ritmo de perda contínuo, e vai até engordar(!), mas isso já é o tópico 2).

2) Rebote: o rebote acontece justamente quando seus ganhos ou perdas foram muito rápidas, ou seja, essa pessoa perdeu 18 KGs em outubro, quando novembro chegar e ela comer qualquer coisinha a mais, vai acontecer a hipercompensação: o corpo vai aproveitar 100% do alimento a mais que você ingeriu e, como o corpo estava totalmente sem nutrientes pela dieta louca do grande “projeto verão”, ele entende o seguinte “opa, eu não estou sendo alimentado, eu preciso de energia, então tudo que esse cara comer, eu vou estocar em forma de gordura para que eu possa usar”, daí você engorda.

3) Cortisol: quando estamos em uma dieta muito restritiva e/ou ERRADA, nosso corpo passa por situações de muito estresse e nós ficamos muito nervosos, certo? Isso acontece muito em dietas com pouco ou zero carboidrato (que são as principais usadas para o “projeto verão” da galera). Essas situações liberam o cortisol, hormônio ALTAMENTE CATABÓLICO! Fazendo com que percamos massa muscular. Clique aqui para ir para o post mais completo sobre o cortisol!

Então, não seja burro. Ao invés de “projeto verão”, faça o “projeto vida”, que tal? Trabalhe seu corpo O ANO TODO, porque, assim, você vai ter resultados muito melhores, e vai ter um corpo legal durante o ano todo! Cria vergonha nessa sua cara de frango!

Se você não fez o “projeto vida” esse ano, e quer mudar para o final do ano, eu te dou uma dica: comece AGORA entusiasmado mas sem exageros, treine como se você não fosse pra praia no fim do ano. Treine como se sua vida tivesse começado a mudar agora, treine pensando que esse é o início de uma vida melhor, pense que o bodybuilding entrou na sua alma a partir de HOJE, enquanto você está lendo esse texto. Se torne um marombeiro de alma neste segundo, e jogue o seu passado de frango no lixo, esqueça o que você fazia e faça melhor nessa nova vida que começa agora!

[Bigos]

Link do post no Facebook.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

COMENTE AQUI