gen sandowQuem diz que o Arnold é o pai do fisiculturismo, não conhece Eugene Sandow. Eugene foi o criador do esporte “fisiculturismo”, ele fundou a primeira competição de fisiculturismo, em 1901, em Londres!

Essa competição foi exclusivamente para atletas treinados por Sandow e foi o primeiro campeonato oficial de fisiculturismo, já existiam alguns outros, mas sempre bem amadores e, basicamente, para atletas da mesma academia e nunca anunciados, diferente do de Eugene, que foi anunciado em sua revista “Sandow’s Magazine”.

 

e6d50ef64d1b466ae7317e56ec1e4813

Os critérios de avaliação dessa competição (ainda precária em termos técnicos eram: desenvolvimento muscular geral, desenvolvimento equilibrado ou igual, condição de tonacidade, solidez dos tecidos; saúde geral e condição da pele.

As roupas usadas eram:  bota preta, cinto preto e uma roupa com pele de leopardo. Pois é, parece estranho mas eram roupas bonitas pra época, eram como a “regata cavada” de hoje.

O evento reuniu 15.000 pessoas nas finais. Impressionante!

 

O vencedor foi Willian Murray, que mais tarde nem seguiu a carreira de fisiculturista (até porque, era menos rentável, nessa época, ser atleta do que hoje em dia).

É claro que Arnold foi um disseminador muito grande do esporte, como falado no Gymcast 07, mas Eugene foi o cara que fez com que essa disseminação fosse possível! Eles merecem, no mínimo, nosso aplauso, né?

[Bigos]

Artigo ORIGINAL da OSM

Post no Facebook

 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

COMENTE AQUI