Então, o que essa frase tão polêmica significa? “Eat clen, tren hard” é um jogo de palavras com a frase “Eat clean, train hard”, que significaria, em português “Coma limpo, treine pesado”.

“Clen”, significaria o Clembuterol, um produto que, inicialmente, seria para pacientes com problemas de asma e que acabou virando, para praticantes de musculação, uma maneira de perder gordura (há controvérsias). Então, não seria necessário uma dieta restrita para manter o BF baixo; a proposta era usar produtos como esteróides, termogênicos e etc. e comer “de tudo”.

“Tren”, significaria Trenabol ou Trembolona, o que te proporcionaria maiores músculos e mais rendimento ao seu treino; a proposta continua sendo de “treinar pesado”, porém, sempre fazendo o uso de anabolizantes.

Muitos bodybuilders e não-bodybuilders seguiram essa linha de pensamento, como Nasser el Sonbaty, o tão querido por vocês Zyzz, entre muitos outros.

A frase faz muito sentido e funcionou para todos (ou quase todos) que à seguiram, mas a questão é a seguinte: você está disposto à submeter seu corpo o ano inteiro (ou quase inteiro) à produtos que, querendo ou não, vão sobrecarregar e desregular várias funções naturais dele?

Eu não sou contra seguir a frase e nem contra o uso de anabolizantes, muito pelo contrário, sou totalmente à favor. Mas, essa frase não pode ser levada como um “estilo de vida” e sim como uma fase, e deve ser usada com inteligência e cautela.

Por exemplo: você treina natural por 1 ano, faz alternâncias entre bulking limpo e cutting durante todo esse período, chega uma época em que o seu treino/dieta entram em um processo de estagnação foda e é NECESSÁRIO usar algum tipo de anabolizante. Ok. Você escolhe a trembolona como principal no seu Bulking. Como você já está a 1 ano fazendo apenas dietas limpas, você suja, ÀS VEZES, o seu Bulking e usa o Clembuterol, ou qualquer outra droga, para abaixar o BF no cutting. Após esse período, volta à rotina normal de Cutting/Bulking limpos e naturais para seu corpo se recuperar desse periodo de overuse.

Como sempre digo, é muito importante pesquisar sobre tudo que você vê na internet ou ouve nas academias. Não confie em ninguém 100%, busque o SEU conhecimento e tenha conciência do que você está fazendo com seu corpo e mente.

[Bigos]

Facebooktwitteryoutubeinstagram

COMENTE AQUI